Página Principal
 

BEPELI

Educação,
Arte e Cultura

E-mails:

bepeli@bepeli.com.br
arte@bepeli.com.br


www.bepeli.com.br


Renascentismo
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Galeria Bepeli de Artes
Patrocinadores

Américo Vespúcio

Américo Vespúcio foi um navegador italiano, nasceu em Florença, em 9 de março de 1454. Faleceu em Sevilla, Espanha, em 22 de fevereiro de 1512. Foi educado em Pisa e na França, dedicando-se desde cedo à geografia, astronomia e cosmografia.
Americo-VespucioQuando retornou à Itália, trabalhou na casa bancária da família Medici desde os 17 anos. Em 1489, fora enviado a Sevilla, onde conheceu o sócio da casa dos Médici, Giannoto Berardi, que financiava e armava navios.
Através de Giannoto conheceu Colombo. Em 1499, aos 45 anos de idade, decidiu seguir viagem na expedição de Alonso de Hojeda ao redor da América do Sul. A expedição retornou a Espanha em junho de 1500.
Em julho de 1500, Vespúcio de auto-relatou em carta a Lorenzo Médici como comandante da expedição. Em 1496, após a morte do financiador Berardi, Américo Vespúcio assumiu  direção da empresa.
Realizou diversas viagens pela América, muitas delas são até hoje questionadas pelos historiadores em virtude de contradições de registros náuticos desencontrados em cartas. Em 13 de maio de 1501, partiu de Lisboa e no fim do mesmo ano chegou no Cabo Santo Agostinho, passou pelo litoral brasileiro, baía de Guanabara, rio da Prata até alcançar a costa meridional da Patagônia.
Nessa altura percebeu que havia navegado pela costa de um novo continente, despreendido da costa asiática. Retornou a Lisboa em 22 de julho de 1502, e divulgou a notícia na Europa. Em 1503, partiu novamente em viagem chefiada por Gonçalo Coelho. Em 1505, passou a servir a coroa espanhola, e não mais viajou.
Passou a trabalhar como piloto-mor da corte, ajudando na preparação de mapas oficiais e rotas marinhas. Casou-se com Maria Cerezo, que o acompanhou até  sua morte.



Por Fernando Rebouças

Fontes:
http://www.e-biografias.net
http://www.algosobre.com.br/biografias/americo-vespucio.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u681.jhtm

 

 

 

<< PÁGINA PRINCIPAL