Página Principal
 

BEPELI

Educação,
Arte e Cultura

E-mails:

bepeli@bepeli.com.br
arte@bepeli.com.br


www.bepeli.com.br


Renascentismo
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Galeria Bepeli de Artes
Patrocinadores

Auguste Renoir

http://bp2.blogger.com/_6XvZ4HOj2j8/R83-DjxFkKI/AAAAAAAACZ4/VoyHSbuLSVc/s400/Z.jpg Pintor francês, Pierre-Auguste Renoir nasceu em 25 de fevereiro de 1841, em Limoges. Faleceu em 3 de dezembro de 1919. Filho de um alfaiate, sua família morou em Paris durante três anos.
Em 1855, começou a estudar decoração de porcelana, e logo passou a pintar estampas em tecidos. Em 1862, foi morar em Paris, onde fora admitido na Ecole dês Beaux-Arts. Em 1870, lutou na guerra franco prussiana como soldado.
Em 1874, organizou com Manet, Degas e Pissarro a exposição dos impressionistas, repetida nos anos seguintes, fortalecendo a ideia do grupo de impressionistas que havia formado. Em 1880, casou-se com a modelo Aline Charigot, tiveram dois filhos. Em 1881, pintou a obra “Rosa e Azul”. Em 1882, decidiu ir para a Itália estudar.
Na Itália, buscou firmar o seu traço e passou a abandonar um pouco o estilo impressionista por admirar o estilo de desenho renascentista.
Após um acidente de bicicleta em 1897, quebrou os braços, e a partir de então passou a sofrer de reumatismo. Em 1892, um de seus quadros fora adquirido pelo governo francês.
Em 1905, mudou-se para Cagnes. Em 1913, sentia dificuldade para pintar, o que o obrigava a amarrar os pincéis nos dedos. Durante a época da Primeira Guerra, perdeu a esposa e teve seus filhos convocados e feridos durante os combates.
Em dezembro de 1919, faleceu em casa, aos 78 anos, no mesmo ano em que suas obras foram aceitas no museu do Louvre.



Por Fernando Rebouças

Fontes
http://educacao.uol.com.br
http://www.pintoresfamosos.com.br
www.infoescola.com

 

 

 

<< PÁGINA PRINCIPAL