Página Principal
 

BEPELI

Educação,
Arte e Cultura

E-mails:

bepeli@bepeli.com.br
arte@bepeli.com.br


www.bepeli.com.br


Renascentismo
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Galeria Bepeli de Artes
Patrocinadores

Benjamin Constant

http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/biografias/benj-constant.jpgBenjamin Constant Botelho de Magalhães nasceu em 18 de outubro de 1836, no bairro do Porto do Meyer, região de São Lourenço, Niterói. Em 1852, entrou para o exército, em no ano seguinte ingressou na Escola Militar.
Tornou-se aluno do Observatório Astronômico do Rio de Janeiro, onde se formou professor de astronomia, doutor em matemática, física, militar e defensor do positivismo no Brasil; sendo um grande admirador de Augusto Comte.
Em 1854, já lecionava na escola militar, no fim do Segundo Império fundou o Clube Militar, no qual tornar-se-ia presidente . Benjamin Constant era um importante influenciador do pensamento positivista no exército brasileiro, sendo um grande defensor dos ideais republicanos.
Além de ter sido um dos fundadores da República Brasileira, era abolicionista. Depois da Proclamação da República, fora promovido a General de Brigada. Antes de ser promovido a General, ainda jovem, havia participado da Guerra do Paraguai, na qual fora afastado em virtude da febre palustre que o acometia.
Fundou a Escola Normal Superior, foi elevado para o posto de major em 1855, e a tenente em 1888, logo Coronel. No dia da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, esteve diante das tropas que executaram o golpe e derrubaram o Segundo Império.
Benjamin Constant integrou o primeiro governo republicano como Ministro da Guerra, e posteriormente como Instrutor público e responsável pelos Correios e Telégrafos. Faleceu em 22 de janeiro de 1891, no bairro de jurujuba, em Niterói.

Por Fernando Rebouças
Origem: www.infoescola.com

 

 

 

<< PÁGINA PRINCIPAL