Página Principal
 

BEPELI

Educação,
Arte e Cultura

E-mails:

bepeli@bepeli.com.br
arte@bepeli.com.br


www.bepeli.com.br


Renascentismo
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Galeria Bepeli de Artes
Patrocinadores

Cleópatra

http://www.ahistoria.com.br/wp-content/uploads/cleopatra-150x150.jpgA bela e ambiciosa Cleópatra VII (69-30 a.C), era filha de Ptolomeu XI Auletes (112-51 a.C.), rei do Egito. Seu pai morreu quando ela tinha 17 anos e, conforme o costume, ela se casou com o irmão de 12 anos, Ptolomeu XII (63-47 a.C.). Eles começaram a governar conjuntamente em 51 a.C., mas Ptolomeu instigado por conselheiros, tomou o controle total e mandou a irmã para o exílio. Em Alexandria, Cleópatra conheceu o general romano Caio Júlio César (100-44 a.C.), que se apaixonou por ela. Por Cleópatra, ele declarou guerra contra Ptolomeu e, quando esse foi morto, César nomeou-a rainha do Egito.
Após se casar, como era exigido, com seu irmão de 11 anos, Ptolomeu XIII (59-44 a.C.), Cleópatra acompanhou César a Roma. Ele mandou construir uma estátua de ouro em sua homenagem e deu a ela uma casa luxuosa próxima ao rio Tiber, onde ela deu à luz Cesarion (47-30 a.C). Quando Júlio César foi assassinado em 44 a.C., Cleópatra voltou ao Egito, envenenou seu irmão e subiu ao trono, nomeando seu filho governante ao seu lado.
Pouco depois, Marco Antônio (82-30 a.C.), comandante do Império Romano Oriental, convocou Cleópatra a Roma para um encontro. Ele se apaixonou pela rainha e seguiu com ela para o Egito, onde viveram juntos por anos e tiveram duas filhas. Marco Antônio foi chamado a Roma para casar com Otávia, irmã do sobrinho-neto e herdeiro de Júlio César, Augusto (Caio Otaviano, 63 a.C.-14 d.C.). Mas em 36 a.C., ao voltar ao Oriente como comandante de uma expedição contra os párticos, Marco Antônio mandou chamar Cleópatra e os dois se reencontraram em Antioquia. Mais que um caso de amor lendário, a união de Marco Antônio e Cleópatra foi um ato político que uniu toda a Roma contra Marco Antônio. Revoltado com o romance e temeroso de que os dois planejassem controlar a metade oriental do Império Romano, Otaviano declarou guerra contra eles em 32 a.C.
Durante a batalha naval em Actium, em 31 a.C., acreditando que a derrota seria inevitável, Cleópatra retirou sua frota e fugiu com Marco Antônio para Alexandria. Ao receber a falsa notícia de que Cleópatra havia se suicidade, Marco Antônio se matou. Quando Cleópatra ficou sabendo que Otaviano planejava exibi-la em Roma como prova de seu triunfo, ela se suicidou tomando veneno, embora outra versão tradicional afirme que ela tenha morrido em decorrência de uma picada de víbora.
Por causa desses acontecimentos, Otaviano matou o filho de Cleópatra, Cesarion, o último membro da dinastia Ptolomeu, e transformou o Egito em província romana. Assim, Otaviano se tornou o primeiro governante único de todo o Império Romano e reinou até sua morte, em 14 d.C.

Fonte: www.ahistoria.com.br

 

 

 

<< PÁGINA PRINCIPAL