Página Principal
 

BEPELI

Educação,
Arte e Cultura

E-mails:

bepeli@bepeli.com.br
arte@bepeli.com.br


www.bepeli.com.br


Renascentismo
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Galeria Bepeli de Artes
Patrocinadores

Frei Caneca

Político e religioso brasileiro. Frei Caneca nasceu no Recife, em 20 de agosto de 1779; faleceu na mesma cidade em 13 de janeiro de 1825. Seu nome completo era Joaquim da Silva Rabelo, depois de sua vocação religiosa, passou a ter o nome de Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo.
Frei Caneca foi um dos mentores da Revolução Pernambucana. Era de família humilde, recebeu formação religiosa, professou os votos no convento do Carmo, em Pernambuco. Posteriormente, tornou-se secretário do visitador da ordem.
frei canecaParticipou de centros de estudos de políticas liberais, o que o estimulou a participar do movimento revolucionário. Em virtude do movimento, foi preso em 1817, cumprindo pena até 1821, em Salvador.
Retornou para Pernambuco, onde começou a lecionar filosofia, geometria e retórica. Também redigiu no jornal “Tifis Pernambuco”, fundado por ele mesmo. O jornal era de oposição ao governo central.
Exerceu o jornalismo panfletário para expressar as ideias iluministas, tendo forte referência em Montesquieu e Rousseau. A partir da instauração da monarquia por D. Pedro I, em 1822, o imperador outorgou uma Constituição conservadora em 1824, na qual Frei Caneca se opôs  ao lado de seu grupo.
No dia 2 de julho de 1824, os líderes de Pernambuco romperam com o poder central, e lançaram as bases para a estruturação de uma nova república, a Confederação do Equador, solicitando apoio de outras províncias da região Norte e Nordeste.
Sem apoio, o movimento foi sufocado e sofreu lutas sangrentas. A coluna de Frei Caneca foi cercada em 29 de novembro de 1824, pelas tropas legalistas. Frei Caneca foi condenado à forca.
Apesar dos pedidos de clemência por ordens religiosas, Frei Caneca foi encaminhado para a pena de morte no dia 13 de janeiro de 1825. Vários carrascos se negaram a enforcá-lo, o que obrigou a mudarem o método para o fuzilamento. Seu corpo foi deixado no Convento das Carmelitas.

Por  Fernando Rebouças

Fontes:
http://educacao.uol.com.br
http://pt.wikipedia.org
www.historiabrasileira.com

 

 

 

<< PÁGINA PRINCIPAL