Página Principal
 

BEPELI

Educação,
Arte e Cultura

E-mails:

bepeli@bepeli.com.br
arte@bepeli.com.br


www.bepeli.com.br


Renascentismo
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo
Galeria Bepeli de Artes
Patrocinadores

Tomé de Souza

Primeiro governador do Brasil. Tomé de Souza nasceu em 1515, na cidade de Rates, governado- geral de Portugal, faleceu no mesmo país em 29 de janeiro de 1579. Foi designado primeiro governador geral do Brasil em 1549, obedecendo a seguinte carta:
“Eu, el-rei Dom João 3o, faço saber a vós, Tomé de Souza, fidalgo da minha casa, que ordenei mandar fazer nas terras do Brasil uma fortaleza e povoação grande e forte, na Baía de Todos-os-Santos. (…) Tenho por bem enviar-vos por governador das ditas terras do Brasil.”
tomé de souzaTomé de Souza era filho bastardo de  D. João de Souza, e de Mécia Rodrigues de Faria. No exército português serviu na África, onde realizou uma expedição no norte do continente. Em 1535, recebeu o título de fidalgo.
Como governador-geral do Brasil, recebeu autorização para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador, pertencente à capitania real da Bahia. Foi governador-geral até 1553, sendo substituído por Duarte da Costa.
O envio de Tomé de Souza era uma maneira de superar o fracasso do método das Capitanias Hereditárias. A Carta Régia escolhia a capitania da Baía de Todos os Santos como a sede no governo.
A Coroa portuguesa já havia comprado a capitania do herdeiro do donatário Francisco Pereira Coutinho. Tomé de Souza chegou na Bahia em 29 de março de 1549, acompanhado de colonos e jesuítas.
Em 1551, criou o primeiro bispado no Brasil, sendo nomeado bispo dom Pero Fernandes Sardinha. Criou câmaras municipais e estimulou a criação de engenhos.
Em viagem a Capitania de São Vicente, fortaleceu o comércio e defendeu as terras de invasores, nessa época fundou a vila de Itanhaém. Retornou para Portugal em definitivo em 1553.

Por Fernando Rebouças

 

 

 

<< PÁGINA PRINCIPAL