Página Principal Contato


Papel de Parede
- Vitória - ES (1440 x 900)

_________________________________________________________________________________________________

     
         

Breve histórico de Vitória

Fundada oficialmente em 8 de setembro de 1551, Vitória é uma das capitais mais antigas do Brasil e possui um dos conjuntos arquitetônicos mais representativos do país. Uma cidade que se modernizou sem perder de vista as marcas de sua história. Das tradições de catraieiros e paneleiras ao conjunto de edificações e monumentos do Centro Histórico, reúne passado, presente e futuro no mesmo cenário.

Projeto Visitar

O Projeto Visitar possibilita aos visitantes conhecer a história de Vitória, os principais monumentos do centro e saber um pouco mais do nosso passado. Os patrimônios: Catedral Metropolitana, Igreja de São Gonçalo, Convento de São Francisco, Igreja do Carmo e Igreja do Rosário estão abertos à visitação, com atendimento monitorado, de terça a domingo, das 9 às 17h. Aproveite para conhecê-los percorrendo os roteiros “Vitória de Vila Cidade” e “De Caramurus e Peroás”, visitando externamente os demais patrimônios do centro histórico.
Informações e agenda para visitas em grupo: tel.: (27) 3315-5540.


Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral teve sua construção iniciada na década de 20 e concluída somente nos anos 70. Apresenta belíssimos vitrais, doados por famílias importantes da ilha, e uma cripta onde estão sepultados os bispos mais antigos do Espírito Santo. De estilo eclético, com predominância do neogótico, possui nave, capela-mor, coro, sacristia, transepto e cripta. O monumento se destaca por sua arquitetura e estilo único na capital.
Endereço: Praça Dom Luiz Scortegagna, Cidade Alta - Centro.
Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-0590.


Convento de São Francisco

Construído no séc. XVI pelos frades franciscanos a pedido do primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. Foi o primeiro convento franciscano ao sul do Brasil Colônia, e guarda os túmulos com restos mortais dos freis franciscanos que moraram no Espírito Santo e a Capela de Nossa Senhora das Neves. Construída no século XVIII, é tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. Atualmente funciona como sede da Arquidiocese de Vitória.
Endereço: Rua Abílio dos Santos, 47, Cidade Alta - Centro. Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-6711.

Igreja do Rosário

Construída em 1765, de estilo barroco, possui um precioso acervo de arte sacra, foi tombada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É o ponto de partida, todos os anos, da procissão de São Benedito, a mais importante e tradicional da Ilha de Vitória.
Endereço: Rua do Rosário, Cidade Alta - Centro.
Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3235-7444 / (27) 3222-0387.

Igreja de São Gonçalo

Erguida entre 1707 e 1715, em estilo colonial, tornou-se a Igreja matriz da ilha durante a demolição da Igreja de São Tiago e o reinício das obras da Catedral Metropolitana, em 1933. Conhecida como Igreja dos casamentos duradouros, é administrada desde a fundação, pela Irmandade de Nossa Senhora da Assumpção e Boa Morte. Foi tombada como Patrimônio Histórico, em 1948, pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. .
Endereço: Rua São Gonçalo, Cidade Alta - Centro.
Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3233-2856


Igreja e Convento do Carmo

Neste conjunto arquitetônico iniciado no século XVII funcionou, durante a primeira metade do século XX, o Colégio do Carmo, a mais importante escola de educação feminina do Espírito Santo. Em 1913, a fachada da Igreja do Carmo foi reformada e suas características, substituídas pela atual decoração neogótica.
Endereço: entre as Ruas Coronel Monjardim e Coutinho Mascarenhas, Cidade Alta - Centro.
Horários de visitação: terça a domingo, das 9 às 17h. Tel.: (27) 3223-0158.

Palácio Anchieta

A construção iniciada ainda no século XVI pelos jesuítas, conhecida hoje como Palácio Anchieta, é resultado de inúmeras modificações feitas na igreja de São Tiago e no Colégio dos Jesuítas. Guarda o túmulo simbólico do padre José de Anchieta, que costumava percorrer a pé um trecho de aproximadamente 100 km entre Vitória e o município de Anchieta, ao sul do Estado. O palácio é utilizado como sede do governo do Estado do Espírito Santo, desde o século XVIII, sendo uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.
Endereço: Praça João Clímaco - Cidade Alta. Tel.: (27) 3321-3608.


Capela de Santa Luzia

Foi a segunda igreja construída no Estado, ainda em 1537, a mando de Duarte de Lemos quando ganhou a ilha de Vasco Fernandes Coutinho. Situava-se em local acima de um engenho da fazenda e próxima da residência do próprio Duarte de Lemos, muito freqüentada pelos antigos colonizadores da Capitania. Restaurada pelo IPHAN - Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mantém traços arquitetônicos simples com característica da arquitetura colonial. Tem frontão e altar barrocos e é a edificação mais antiga da cidade.
Endereço: Rua José Marcelino, s/nº - Cidade Alta. Horário de visitação: segunda a sexta, das 8 às 18h. Tel.: (27) 3222-3219.

Basílica de Santo Antônio

Edificação projetada e construída nas décadas de 1950, 60 e 70. A perfeição e simetria das formas revela uma fiel imitação da igreja bramantesca de Nossa Senhora da Consolação, um templo do século XVI, da cidade de Todi, na Itália. Os padres pavonianos contaram com a ajuda dos moradores do Bairro Santo Antônio, em mutirão, na construção do Santuário, hoje transformado em basílica. Foi dedicado ao Santo Padroeiro da Cidade.
Endereço: Av. Santo Antônio, 2030 - Santo Antônio.
Horário de visitação: segunda, das 17 às 21h. Terça a domingo, das 14 às 21h; missa segunda, terça e quarta, às 19h e no domingo, 8 e 19h. Tel.: (27) 3332-0373.
Prefeitura Municipal de Vitória - Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 192
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945 - Telefone: (27) 3382-6000


<<MAIS PAPÉIS DE PAREDE
Designer By : MPWD
© 2006 Todos os direitos reservados.